Tamanho do seu Layout para um site

September 17, 2008 at 7:55 pm 2 comments

Olá galerinha do mal, beleza ? Passando para deixar uma dica para os designers e web designers que não sabem em qual tamanho (largura) projetar o seus respectivos layouts. Vamos pensar o seguinte, a menor resolução, mesmo que pouco usada, para um monitor é de 800×600 certo ? Então vamos fazer um layout de largura 800 px no Photoshop CS3 Crackeado certo ? ERRADO! Este erro é comum e desanima qualquer programador ou quem quer que seja que irá estruturar o site no (X)HTML. Há um ponto muito importante para se pensar para escolher a largura do seu layout: o browser(navegador).
Pois embora a grande maioria dos usuários utilizem o Internet Explorer, temos no mercado alguns outros de grande importancia e que estão crescendo e atingindo um maior número de fãs a cada dia como por exemplo o glorioso FireFox, o Safari e o Opera.

Voltando para a largura do layout, criei uma página com o valor que acho ideal para todos os navegadores:
778 px de width confiram no print que tirei em um LG 17” com resolução propositalmente ajustada para 800×600:

 
No caso aqui, o meu quadrado vermelho div está definido com a largura de 788px. Agora um print com a mesma resolução no Firefox:

Notaram a diferença ? Não ? Nem eu.. rsrs, brincadeira, olhe bem, no IE ele cria a barra de rolagem
vertical mesmo sem necessidade e no Firefox inteligentemente não. Ou seja para ambos o tamanho de 778px de largura não gerou uma horrível  desagradável barra de rolagem HORIZONTAL.

Fica aí a dica. Comentem. Qualquer dúvida é só falar, depois eu vou continuar falando disso mas pensando em como projetar para a resolução mínima de 800×600 e ficar legal em uma resolução maior.

Abçs.

Entry filed under: design, programação, web design. Tags: , .

Logotipos de Igrejas Yahoo terá cara nova

2 Comments Add your own

  • 1. JB  |  September 28, 2008 at 3:53 pm

    Gostei, deu pra ter uma noção básica da coisa!!!

    Reply
  • 2. ramon  |  May 5, 2009 at 11:05 am

    legal cara gostei da dica

    Reply

Leave a comment

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Flickr Photos